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sexta-feira, 29 de maio de 2015

Importância do uso do cinto de segurança

Simulador de impacto de acidente

Equipamento utilizado para alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança

O simulador de impacto utilizado na campanha de conscientização do uso do cinto de segurança desenvolvida pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – e pelas concessionárias das rodovias do Estado poderá ser usado por quem for passear no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. O equipamento, que simula o impacto de uma batida a 5 km/h, será instalado no centro comercial, localizado no km 137 da Rodovia D. Pedro I (SP-065).

Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem a noção da força causada pelo impacto de uma batida à baixa velocidade, ampliando a sua sensibilidade sobre a importância do uso do cinto de segurança. A utilização do equipamento é apenas uma das ações que vem sendo desenvolvidas na campanha, que visa alertar os motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto mesmo para os passageiros do banco traseiro. Há, ainda, material que está sendo veiculado em comerciais na televisão, nas rádios e na internet, além da distribuição de folhetos, faixas nas rodovias e mensagens nos painéis luminosos das rodovias.

A campanha para incentivar o uso do cinto foi idealizada a partir de constatação de pesquisa realizada pela ARTESP que mostrou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. Na primeira fase da pesquisa, realizada entre 1 e 7 de dezembro de 2104, foi aferido que 53% dos usuários do banco de trás não utilizam o cinto. Na segunda etapa, aplicada um mês após o início da campanha (entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro), verificou-se que esse índice caiu para 48%. Na região de Campinas o índice de não utilização do cinto não seguiu a tendência do estado, e teve variação de 1% para cima: passou de 52% na primeira fase para 53% na segunda.

Dados sobre a quantidade de vítimas de acidentes nas rodovias sob concessão que não usavam cinto de segurança apontam para a necessidade constante de campanhas. De 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos passageiros que estavam nos bancos traseiros e que morreram em acidentes nas rodovias não haviam conectado o cinto. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e 50,1% dos motoristas.

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