LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que
a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo
apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda
semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em
algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente
viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes
os que tem eixo cardan!
CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus
correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou
"seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando
usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu
quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras,
isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma
viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a
48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você
mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o
traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio
para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantém
mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre
no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para
menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.
TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha
alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem,
especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de
fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma
curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa
grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá
até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas
voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar?
Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10.000 km nas esportivas e
12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus
estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é
se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente
em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie
do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus,
alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e
outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros
chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha
certa.
PARAFUSOS EM GERAL: Sempre que lembrar, dê uma geral nos
parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto
pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os
parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.
ÓLEO LUBRIFICANTE: Todas as fábricas não recomendam o uso
de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma
manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a
cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as
moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua
substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais
recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais
baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle
sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita
coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho
excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.
GASOLINA NO TANQUE: Os mecânicos de competição no Brasil,
recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar
gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na
estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um
ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as
partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na
parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo,
tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de
bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio
possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é
mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda
muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!
BATERIA: Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o
nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida,
isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou
acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da
solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois
essas motos sem pedal de arranque, são pesadas para empurrar mais de uma vez!
OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o polo
(-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível
descarga da bateria.
MOTO NO DESCANSO CENTRAL: As motos com motor em linha,
(cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem
preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a
equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por
gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando
a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os
cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar,
opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este,
compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.
CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER
COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super
aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar
partes metálicas.
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